A iniciativa sem fins lucrativos, visa fornecer capacitação e treinamento de mão de obra especializada para a Indústria 4.0.
Doada pela General Motors (GM), em parceria com a Associação Gaúcha de Tecnologia e Inovação do Vale do Gravataí (AGTI), a célula robotizada foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (22). Ela foi instalada em um Laboratório, construído pelo Colégio Sinodal Prado especialmente para receber o robô, que possui 1240 quilos e está acomodado em uma área que simula um chão de fábrica real, com painel de controle e operação ao lado da célula robotizada e marcações de segurança no chão.
A iniciativa é uma parceria educacional entre empresas privadas, poder público e instituição de ensino, que uniram forças para promover transformação social através da inovação e tecnologia, com o objetivo de transformar a realidade dos estudantes por meio da inclusão tecnológica, compartilhando toda a expertise que a GM tem na área de engenharia de automação.
O robô será peça-chave na capacitação e treinamento de mão de obra especializada para a indústria 4.0, preparando profissionais para lidar com as demandas da automação industrial e da robótica. A Célula Robotizada 4.0 é um sistema de automação industrial configurado e independente, composto por um ou mais robôs industriais, projetado para otimizar processos de produção.
Para Tiago Becker, diretor da unidade do Colégio Sinodal Prado Gravataí, a escola deve estar sempre atenta às necessidades da comunidade local. “Gravataí é uma cidade com grandes empresas e muitas delas utilizam tecnologia de ponto. No ano passado, iniciamos nossa jornada na oferta de cursos técnico com o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Com a doação desse material, poderemos ampliar nossa oferta de formação na área tecnológica. Além disso, nossos estudantes da educação básica também terão acesso a essas ferramentas”, afirma ele.
Já Ivan Renner, diretor geral do Colégio Sinodal, reforça a importância da parceria. “Nós saudamos todas as parcerias com a GM. É muito bom estar com a GM e com outras empresas de Gravataí e arredores para construir melhor toda a nossa proposta pedagógica. No que se refere à célula robotizada, esse é um sinal de desenvolvimento da tecnologia e inovação que a GM tem de maneira muito precisa e, para nós, poder caminhar lado a lado é motivo de muita alegria”, complementa o diretor geral.
A presidente da AGTI, Anyúska Leal Schmidt Cusato, reforça que iniciativas como esta valorizam a inovação e tecnologia do município. “Fomos procurados pela Prefeitura para o receber o braço robótico que seria doado pela GM e, após a aceitação da parceria com o colégio Sinodal, esperamos que os cursos implementados a partir da parceria qualifiquem a mão-de-obra, abram novas vagas de emprego e traga mais empresas para o parque industrial de Gravataí. Tais iniciativas valorizam a inovação e tecnologia na nossa cidade”.
Espaço inovador para a educação e a indústria
O espaço instalado no Colégio Sinodal Prado Gravataí representa um avanço significativo para o setor educacional e industrial da região. Através da Célula Robótica 4.0, alunos, profissionais e empresas da região terão acesso a:
- Treinamentos em robótica e automação industrial: A Célula Robótica 4.0 será utilizada pelos alunos do Curso Técnico do Colégio Sinodal Prado Gravataí, capacitando-os para lidar com as demandas da indústria 4.0.
- Pesquisa e desenvolvimento: O Laboratório servirá como um centro de pesquisa e desenvolvimento para novas tecnologias relacionadas à robótica e automação industrial.
- Fomento à inovação: A Célula Robótica 4.0 busca fomentar a inovação na região, impulsionando o desenvolvimento de novos produtos e serviços por empresas locais.
- Dois novos cursos: a partir dos próximos meses, o Sinodal Prado irá oferecer dois novos cursos: Robótica Industrial: Introdução à Programação – Robô Fanuc e Explorando a Programação PLC: Curso Inicial de Automação Industrial – Simuladores